segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Linhaça


A importância da Linhaça na saúde - Fibras
A semente da linhaça deve ser classificada como um alimento biogênico (bio = vida + gênico = gerador), um "gerador" de vida, portanto, um agente revitalizante, que acorda a vida, desperta a vida!


As fibras da Linhaça

Todos os alimentos de origem vegetal contêm variados teores de fibras dietéticas. E aí começam as vantagens do consumo destes alimentos, porque as fibras são um paradoxo: não alimentam, mas são essenciais à saúde.

Principais propriedades das fibras solúveis da Linhaça: PECTINAS, GOMAS E MUCILAGENS.

Retardam o tempo de esvaziamento gástrico, dificultando picos glicêmicos;

Proporcionam substrato fermentável para bactérias do cólon;

Reduzem a concentração plasmática de colesterol;

Melhoram a tolerância à glicose e;

Fixam os ácidos biliares.

Principais propriedades das fibras insolúveis da Linhaça: CELULOSE, LIGNINAS E AMIDO RESISTENTE.

Retém água nas fezes, portanto aumentando a fluidez fecal;

Aumentam o volume e peso das fezes;

Favorecem a peristalse dos intestinos;

Reduzem o tempo de trânsito das fezes;

Aumentam o número de evacuações;

Reduzem a pressão intraluminal e;

Em excesso pode aumentar a excreção de zinco, cálcio, magnésio, fósforo e ferro.

Portanto, nada de excesso, mas muito bom senso na hora de consumir alimentos saudáveis como a semente de linhaça. O ideal é 1 colher de sopa/dia para adultos e 1 colher de sobremesa/dia para crianças até 12 anos.

A linhaça também é indicada para quem deseja emagrecer, pois ela possui um forte efeito laxante e desintoxicante, que ajuda o organismo a se aliviar de seu venenos, toxinas e excessos como é o caso da gordura (em excesso é claro).

Além disso, sementes como a da linhaça, após seu consumo liberam uma ordem para o cérebro para produzir um hormônio chamado colecistocinina que provoca sensações de saciedade.

Todo este processo se viabiliza se a linhaça estiver crua, idealmente pré-germinada e bem triturada (no ato do seu consumo - JAMAIS pré-triturada) e; leva cerca de 30 minutos para acontecer.


NÃO existe diferença nutricional significativa entre linhaça marrom e dourada. Em termos de ômega-3 a marrom leva vantagem. O mais importante é que seja fresca, bem conservada e que haja um consumo diário, jamais esporádico

As principais características da Linhaça e sua indicação são:


Além de sua riqueza em ômega-3 (um agente antiinflamatório e regenerador celular) e ácidos graxos monoinsaturados (caloria de queima rápida), ela também é rica em fibras, como as ligninas (precursoras de fito hormônios) e as mucilagens de ação laxante, que nutrem a flora intestinal, tratam mucosas e auxiliam na desintoxicação.

A forma correta de consumir a linhaça é:
No preparo de sucos desintoxicantes tomados em jejum e 30 minutos antes das refeições principais. Também no preparo dos leites de sementes e docinhos sem açúcar.

Quais receitas caseiras são simples de preparar com a linhaça?

A primeira delas é deixar as sementes inteiras de molho por toda a noite: 1 colher (sopa) de semente em 1/2 copo de água filtrada. Pela manhã bater (juntamente com a água do molho), no preparo dos sucos desintoxicantes, com frutas, folhas, raízes e limão. Consuma a linhaça crua e germinada somente com alimentos crus. Se misturada com alimentos cozidos ou industrializados certamente desencadeará gases.

http://www.docelimao.com.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

whos.amung us

Visitantes Online