Bagagem:Sempre a menor possível, pois você irá comprar alguma coisa e tem que ter espaço na mala para a volta.
*Para viagem nacional
-Leve roupas adequadas a estação.
*Para viagem internacional
-No exterior as pessoas se vestem de maneira simples. Você não precisa usar cada dia uma roupa. Leve roupas informais, mas caso haja algum imprevisto tenha sempre uma peça de gala.
-Nos EUA e Europa a estação é contrária à do Brasil. Na bagagem de mão leve sempre uma peça de roupa, caso sua bagagem seja extraviada você estará prevenido.
-Se você precisar declarar algum equipamento eletrônico, na saída do Brasil dirija-se à Receita Federal do aeroporto, levando o aparelho.
Identifique a sua bagagem com nome , endereço e telefone , ponha as etiquetas em lugares visíveis e também uma dentro da mala.
-Esteja com todos os documentos em mãos ou na bagagem de mão ( Passaporte, RG, Passagem ou Voucher ).
-Em longas viagens é recomendável o uso de roupas e sapatos confortáveis
-Não comer em excesso e, beba muito líquido.
-Preocupe-se com suas bolsas, carteiras, pacotes e malas. Não peça e não aceite que outras pessoas transportem suas malas.
-Chegue com 3 horas de antecedência nos vôos internacionais e 2 horas para vôos nacionais. Nos vôos charter, o comparecimento é solicitado com 2 horas de antecedência.
Dinheiro:
-Não é aconselhável que você ande com todo seu dinheiro no bolso. Procure guardá-lo em cofres no hotel.
-Em viagem ao exterior, procure levar Traveller’s checks, todos os bancos tem departamento de câmbio e farão a conversão na hora, os cartões de crédito internacionais são bem aceitos. O dólar é aceito internacionalmente.
Remédio:
-Para quem tem problemas crônicos, leve os remédios na viagem. Mas se for ao exterior, fazer um seguro saúde é a melhor opção.
*No Hotel :
-Confira a limpeza do quarto, se necessário, exija um quarto limpo, você pagou, você tem direito.
-Cuidado com os aparelhos eletrônicos, saiba primeiramente qual é a voltagem do lugar.
-No primeiro passeio, antes de sair, peça um cartão do hotel. Se você se perder, mostre o cartão e tudo estará resolvido.
*Na hora de comer :
-Comece com pratos leves e vá se habituando aos poucos.
-Variam conforme a cultura do país que você estiver visitando.
-Alguns valores de gorjetas : 1 dólar por mala para o carregador ; 10 a 15% no táxi, nos bares e restaurantes ; 1 a 2 dólares para camareiras e room – service nos hotéis.
-Antes de ir, verifique os horários de funcionamento do comércio, dos bancos, museus, atrações e restaurantes. Eles variam de lugar para lugar, você pode correr o risco de ficar de fora.
-Na hora de voltar – no mínimo 3 dias antes do seu retorno ao Brasil, reconfirme na Cia Aérea a sua reserva.
-Poderão ser trazidos do exterior até US$500,00 em compras. No "Free Shop" você pode adquirir mais US$500,00 de diversos produtos. Bebidas alcoólicas podem ser trazidas dos Free Shop-máx12 unidades.
Para que sua viagem não tenha nenhum problema, antes de embarque é necessário ter toda documentação em dia. Por isso aqui estão algumas informações :
*Viagem Nacional :
-Adultos : RG original ( em bom estado )
-Menores de 12 anos : precisam de autorização judicial para viajar desacompanhados. A autorização é dispensada quando ele viajar acompanhado por :
Qualquer dos pais ;
Pessoa comprovadamente titular de sua guarda ou tutela ;
Ascendente ou colateral com mais de 21 anos até o terceiro grau de parentesco devidamente documentados ;
Pessoa com mais de 21 anos, portadora de autorização dos pais ou responsáveis.
-De 12 a 18 anos : desacompanhados podem viajar mediante a apresentação de certidão de nascimento ou carteira de identidade.
-É necessário o passaporte com validade mínima de 6 meses, exceto para os países limítrofes do Brasil apresentando somente carteira de identidade em bom estado de conservação ( inclusive para menores de idade ).
-Países Limítrofes : Argentina, Uruguai, Paraguai, além do Chile(não faz fronteira).
Dicas para viagens longas
Longas viagens de avião costumam deixar os passageiros incomodados com uma série de dores corporais. Vôos com mais de quatro horas de duração provocam ressecamento da pele e das narinas e irritação nos olhos, devido ao ar condicionado. As dores nas pernas e na coluna são causadas pelo aperto das poltronas pequenas. No entanto, cuidados simples podem tornar estas horas mais confortáveis. Confira algumas dicas:
Pele - Devido a pouca umidade no ar é comum à pele ressecar. Para reduzir os efeitos, beba água a cada 2 horas. Se a pele já for seca, leve creme hidratante e passe-o no rosto e nas mãos.
Estômago - Para não ter problemas de estômago, evite vôos noturnos. A antecipação das refeições atrapalha a produção de bílis, o que ocasiona dores estomacais.
Olhos - Retire as lentes de contato e pingue soro fisiológico nos olhos durante a viagem para evitar irritações.
Narinas - O ar condicionado provoca ardência nas narinas. Durante o vôo, pingue algumas gotas de soro fisiológico.
Lábios - Evite rachaduras dos lábios aplicando manteiga de cacau ou hidratantes labiais.
Costas - Evite ficar sentado por muito tempo. Levante-se e ande pelos corredores a cada 2 horas.
Pés e perna - Esta região do corpo merece atenção redobrada. A dificuldade de circulação nos pés pode causar inchaços que, em casos extremos, formam coágulos que levam a trombose. Algumas sugestões úteis para evitar este problema são: afrouxar o cinto da roupa e os cadarços dos sapatos, movimentar os pés em círculos com freqüência e caminhar durante o vôo.
Ouvidos - A diferença de pressão entre a cabine e o ambiente exterior geralmente causa dores de ouvido na decolagem e na aterrissagem. Se isso incomodar, faça o seguinte: tampe o nariz com os dedos, feche a boca e force a expiração para desobstruir os canais do ouvido.
*Passaporte :
Formulário próprio assinado ( vendido nas livrarias );
Original da carteira de identidade para maiores de 18 anos e original da certidão de nascimento para menores ;
Original do título de eleitor, com comprovante das duas últimas eleições e comprovante de residência ;
Original da quitação Militar ;
Taxa : paga no banco – consultar ;
Esclarecer número do CIC ;
2 fotos 5X7 datadas ;
Autorização do pai e da mãe para os menores de 21 anos, feita no próprio formulário
-O formulário deverá ser preenchido a máquina e entregue na Polícia Federal.
-Alguns países exigem visto para entrada em seu território.
-Menores de 18 anos, quando desacompanhados, devem apresentar autorização judicial, que é dispensável quando o passageiro está desacompanhado de um dos pais com autorização do outro e passaporte.
-O seu passaporte deve estar sempre bem guardado. Tire uma cópia e guarde.
A melhor forma de fazer amigos e aprender se divertindo.
Aqui vão algumas dicas para você escolher o melhor intercâmbio :
Pergunte, pergunte e pergunte, não tenha vergonha de fazer as questões mais absurdas e anote tudo. Só se decida por algum dos intercâmbios quando você puder dar uma palestra de cinco horas sobre o assunto.
Converse com todo mundo que você conheça que já fez intercâmbio ou que tenha mandado os filhos. E peça também alguns nomes nas empresas que você visitar.
Saiba que o próprio jovem tem de dar entrada, ainda no exterior, na papelada para não perder o ano escolar. A empresa precisa dar orientação nesse sentido.
Verifique que tipo de informação sobre a família estrangeira você terá, antes da viagem. Algumas empresas só fornecem o endereço, em outras você terá acesso a uma ficha com fotos e hábitos. Assim você saberá, com mais segurança, o que seu filho vai encontrar.
O intercâmbio atua em vários países como : EUA, Alemanha, França, Austrália, Suíça, Inglaterra, Nova Zelândia, Canadá, Irlanda, etc.
A duração do programa varia de 1 a 2 semestres, geralmente são apoiados pelos representantes locais e alguns dispõe do Tool Free ( ligação gratuita ). As inscrições podem ser feitas de Janeiro a Setembro, os preços variam.
Qualquer estudante que esteja cursando o primário, ginásio, colegial, cursos pré- vestibulares, faculdade, etc., poderá obter a Carteira Mundial de Estudante, que permite uma economia em vários itens, como : transportes, refeições, teatros, cinemas, atrações culturais, etc.
Enfim, o estudante tem várias facilidades para poder ingressar no intercâmbio.
Agora é só fazer as malas...
http://www.villagetur.com.br/dicas
Nenhum comentário:
Postar um comentário