Cuidar do bebê recém-nascido para uma mãe de primeira viagem pode ser uma tarefa complexa.
Eles não chegam com o manual de instruções e é comum muitas mães se sentirem um pouco insegura com tantas novidades.
-segurança para um recém-nascido significa colo, acalento, carinho. Curta bastante seu bebê!
-o umbigo deve ser limpo apenas com algodão embebido em álcool 70% a cada troca de fralda.
-hoje é tudo muito prático com as fraldas descartáveis. Troque-as em lugar seguro a cada mamada ou quando perceber que já está pesada. A limpeza deve ser feita com algodão embebido em água morna e vale usar pomadas que combatam assaduras.
-leite materno é o melhor alimento para seu bebê. A recomendação é da Organização Mundial da Saúde. Até os seis meses de vida, o bebê deve mamar exclusivamente no peito. Veja nossa sessão de amamentação!
-abraçar seu filho quando ele sente dor não só dá segurança, como ajuda a mandá-la embora. Se você deitar a criança de forma que a barriga dela encoste na sua, o calor de seu corpo manterá a barriguinha do bebê aquecida e aliviará a cólica.
-o recomendado é que somente na primeira semana em casa o bebê durma no quarto com os pais. A sugestão é justificada pelo cansaço e insegurança maternos e pela irritação natural do recém-nascido nesses primeiros dias.
-Porém, passados esses sete dias, o ideal é que ele durma sempre sozinho em seu berço no quarto.
-se o bebê está com peso adequado, em torno de três ou mais quilos, não precisa ser acordado se estiver dormindo profunda e tranquilamente. A mãe deve, inclusive, aproveitar e dormir também. Mas por outro lado, se o peso estiver abaixo de três quilos, o intervalo não deve ser maior do que quatro horas. Sendo assim, é necessário acordar o bebê para mamar.
-por mais constrangedor que pareça, é muito correto e seguro restringir o número de visitas aos recém-nascidos. O risco de infecções que adultos e crianças podem transmitir ao bebê é muito alto. O bebê possui poucas defesas contra vírus que são transmitidos pelo ar.
-conselho precioso: não fique em pé se puder sentar, não fique sentada se puder deitar e não fique acordada se puder dormir.
Fonte: Mulher & Mãe no. 5
Amei as dicas, obrigado!
ResponderExcluir