terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Moleskine



Originalmente produzidos por um pequeno papeleiro francês que abastecia as papelarias parisienses frequentadas por uma elite cosmopolita e vanguardista, o Moleskine deixou de ser produzido em finais do século XX. Em 1986, em vésperas de partir para a Austrália e quando se dirigiu à papelaria na Rue de l'Anciènne Comédie para se abastecer dos seus cadernos de apontamentos, como sempre fazia, o escritor Bruce Chatwin ficou estarrecido quando soube que “le vrai moleskine n'est plus” ( já não existe o moleskine autêntico).


Em 1998 um grupo de artistas italianos, proprietários de uma empresa de distribuição de artigos de escritório, a Modo & Modo, registrou a marca dos “carnets moleskines” usados por Chatwin e lançou-se no mercado. Ao que tudo indica, terá sido este escritor o autor da designação que, traduzida à letra, significa “pele de toupeira”.


Apontamentos


De van Gogh a Henri Matisse, até aos expoentes do histórico movimento 'avant-garde', e a Ernest Hemingway, todos usaram 'moleskine'. Muitos esboços e apontamentos foram rabiscados neste pequeno caderno de capas negras antes de se transformarem em quadros famosos e livros amados.


Henry Matisse (1869-1954), um dos mais importantes pintores Franceses do século XX.


Ernest Hemingway (1899-1961), considerado o escritor mais influente do último século.


André Breton (1896-1966), poeta francês, ensaísta, critico e editor, promotor e um dos fundadores do movimento Surrealista, tem um moleskine guardado na biblioteca de Paul Eluard.


Pablo Picasso (1881-1973), conhecido como um dos maiores pintores do seu século, passou o inicio da idade adulta em Paris onde conviveu com poetas e pintores igualmente talentosos. Picasso contribuiu de forma valorosa para a arte, do cubismo ao surrealismo.


Bruce Chatwin (1940-1989), escritor de viagens que tornou os cadernos moleskine de bolso famosos. Abastecia-se sempre antes de partir em viagem. Tinha o ritual de numerar as páginas, escrever o nome e pelo menos dois endereços com a promessa de recompensa no caso de os perder. É sua a famosa frase “Perder o passaporte é a última das minhas preocupações, perder o moleskine é uma catástrofe.”



Caderno de Desenho de Vicent van Gogh (1888-1890) »
Cortesia do Museu van Gogh de Amesterdão













« Caderno de apontamentos de André Breton (1916), mantido na biblioteca de Paul Eluard, com o desenho ex libris de Max Ernest








Os Moleskines são blocos e agendas de uma linha especial, com qualidade fora do comum. O papel é acid-free, então não fica amarelado ao longo do tempo. A linha é composta por vários modelos, e cada um deles tem características próprias – tem para desenho, para agenda de compromissos, agenda de contatos, arquivamento e vários outros modelos específicos. Além de todas as utilidades, é um presente original e criativo, embora nada barato ;-)



Alguns pontos em comum a quase todos eles são a capa rígida, um elástico pra manter ele fechado dentro da pasta ou mochila, a encadernação caprichada (abre 180 graus sem encurvar as margens das folhas) e um bolso/envelope na última página, para guardar pequenas anotações e papéis soltos


Catálogo




CADERNOS
Companheiros de viagem de bolso para desenhos, pensamentos e notas.


Os cadernos de tamanho grande oferecem mais espaço para a liberdade e imaginação.


AGENDAS
Uma colecção de agendas de bolso e de escritório, disponível nas versões de um dia por página ou de uma semana em duas páginas, com uma grande variedade de informação útil para pessoas em movimento.




CAHIERS
Caderno para todas as ocasiões, para guardar apontamentos, para registar ideias e pensamentos.
Macios, leves, cabem em qualquer bolso.






MUSEUM
Edição especial de Moleskine apresentada com sucesso pelo Museu van Gogh de Amesterdão.








CITY NOTEBOOKS
O primeiro guia de viagem para personalizar que permite guardar toda a cidade num único caderno.








Comprar um Moleskine no Brasil não é tão fácil mas em Brasília eu vi na FNAC do Park Shopping.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

whos.amung us

Visitantes Online