segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

As três peneiras








Um homem foi ao encontro de Sócrates
levando ao filósofo uma informação
 que julgava de seu interesse:

- Quero contar-te uma coisa a 
respeito de um amigo teu!

- Espera um momento – disse Sócrates –
Antes de contar-me, quero saber se 
fizeste passar essa informação
pelas três peneiras.

- Três peneiras? Que queres dizer?

- Vamos peneirar aquilo que quer
me dizer. Devemos sempre usar 
as três peneiras. Se não as conheces, 
presta bem atenção. 


A primeira é a peneira da VERDADE.
Tens certeza de que isso que queres
 dizer-me é verdade?
- Bem, foi o que ouvi outros
 contarem. Não sei exatamente
 se é verdade.

- A segunda peneira é a 
da BONDADE. Com certeza, 
deves ter passado a informação
 pela peneira da bondade. Ou não?
Envergonhado, o homem respondeu:
- Devo confessar que não.

- A terceira peneira é a da UTILIDADE
Pensaste bem se é útil o 
que vieste falar a respeito 
do meu amigo?
- Útil? Na verdade, não.

- Então, disse-lhe o sábio, se o que
 queres contar-me não é verdadeiro,
 nem bom, nem útil, então
 é melhor que o guardes apenas para ti.

Um comentário:

  1. Oi Larissa,
    Estava procurando esta mensagem e a encontrei no seu blog, vou usá-la em sala de aula. Achei também um comentário sobre fofoca : A força mais destrutiva do universo é a fofoca. [ Luís Fernando Verissímo ]
    Com certeza meais da metade dos desentedimentos ficariam nulos se nós colocassemos em prática esta técnica.
    Abraços.
    Visite meu blog.
    http://cassiohortamosaico.blogspot.com/

    ResponderExcluir

whos.amung us

Visitantes Online